PT| A Perve Galeria tem o prazer de anunciar que volta a marcar presença na mais importante feira de arte contemporânea africana em Londres, 1-54 London, de 12 a 15 de outubro de 2023, na Somerset House, edifício emblemático da capital do Reino Unido. No stand E18, será estabelecido um diálogo entre as duas mestres Reinata Sadimba (1945, Moçambique) e Teresa Roza d'Oliveira (1945, Moçambique - 2019, Portugal), apresentando extraordinárias obras inéditas. Junte-se a nós!
ENG| Perve Galeria is pleased to announce that it will once again be present at the most important contemporary African art fair in London, 1-54, from October 12th to 15th 2023, at Somerset House, the emblematic building in the UK capital. On stand E18, it will be established a dialogue between the two masters Reinata Sadimba (1945, Mozambique) and Teresa Roza d'Oliveira (1945, Mozambique - 2019, Portugal), presenting extraordinary never shown before artworks. Don't miss it!
Catálogo | Catalogue: link
Folha de sala | Exhibition leaflet: link
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1-54 London 2023
Datas: 12-15 outubro
Horário: 12 a 14 de outubro - 11h às 19h.
15 de outubro - 11h às 18h
Localização: Somerset House - Strand, London WC2R 1LA, Reino Unido
Stand da Perve Galeria: E18
Artistas representadas:
Reinata Sadimba (1945, Moçambique) e Teresa Roza d'Oliveira (1945, Moçambique - 2019, Portugal)
Na 1-54 London 2023, a Perve Galeria apresenta uma exposição que estabelece um diálogo entre as mestras moçambicanas Reinata Sadimba (n. 1975) e Teresa Roza d'Oliveira (1945 - 2019), mostrando obras que raramente ou nunca foram mostradas ao público. Esta é uma oportunidade única para descobrir os diferentes modos de expressão destas duas mulheres, que partilham o interesse pela luta pela afirmação da voz feminina nas artes visuais.
Dona de uma criatividade inesgotável, Reinata Sadimba, a artista autodidata, analfabeta e oriunda da comunidade ancestral Makonde, é conhecida pelas suas figuras antropomórficas em terracota. Esculturas que nos ligam física e simbolicamente à terra, aludindo ao toque curativo da arte. Com um percurso e uma vida particulares e únicos, Reinata assumiu, desde cedo, uma voz ativa na defesa do seu povo, participando na luta armada e no movimento de libertação que surgiu após o hediondo "Massacre de Mueda" (16 de junho de 1960), perpetrado pelo então regime ditatorial e colonial português. Após a independência de Moçambique, em 1975, tendo perdido seis dos seus sete filhos, dedica-se à escultura figurativa, emancipando-se do seu marido e do seu grupo étnico, que proibia as mulheres de desenvolverem trabalhos escultóricos, figurativos, permitindo-lhes apenas a realização de objetos utilitários em cerâmica.
Do seu longo e prolífico percurso, destacamos o documentário "Mãos de Barro" (2003) que Licínio Azevedo realizou sobre a sua obra e a sua vida; a inclusão da sua obra na exposição "The Power of my Hands: Afrique(s) Artistes Femmes", em 2021, no Musée d'Art Moderne de Paris; a sua presença no livro "African Artists: From 1882 to Now", editado pela Phaidon, com uma obra pertencente à Coleção Lusofonias, da Perve Galeria; e a recente incorporação de três das suas obras na coleção do Tate Museum, em Londres, adquiridas à Coleção de Robert Loder, um dos mais importantes críticos e colecionadores de arte africana, criador da Triangle Network.
Entre janeiro e março de 2023, Reinata Sadimba esteve em residência artística na Perve Galeria, que culminou com a inauguração de "Mãos de Escultura & uma visionária na ilha de Moçambique", uma exposição retrospetiva e antológica de Reinata e Teresa Roza d'Oliveira.
Explorando um sentido íntimo de liberdade estabelecido contra as amarras patriarcais e homofóbicas, Teresa Roza d'Oliveira é conhecida pela inesperada combinação de cores e formas que compõem o seu universo pictórico, habitado por estranhas personagens e animais antropomórficos. Artista branca e luso-descendente, foi uma importante ativista da independência de Moçambique e do fim da ditadura portuguesa, fazendo parte de uma geração de artistas moçambicanos que incluía Alberto Chissano, Malangatana Ngwenya e Ernesto Shikhani.
Apesar da importância do seu trabalho artístico, foi objeto de um apagamento histórico, sobretudo pelo facto de se ter divorciado do marido e pai dos seus dois filhos, no final dos anos 70, para viver uma relação homossexual, que mais tarde transformou em casamento. No contexto africano, a homossexualidade, e a homossexualidade feminina em particular, está longe de ser um assunto pacífico, e as mulheres continuam a ser ostracizadas por se assumirem como tal. Fazê-lo, enquanto artista, no tempo em que Teresa Roza d'Oliveira o fez, mostra-nos a sua incomparável força, patente também na sua produção artística.
O espólio artístico de Teresa Roza d'Oliveira foi integrado na coleção da Perve Galeria em janeiro de 2022. Em novembro desse mesmo ano, foi representada no leilão dedicado à arte africana moderna e contemporânea promovido pela Piasa, uma das mais prestigiadas leiloeiras francesas, ilustrando a capa da secção dedicada aos artistas lusófonos, e, em março de 2023, foi incluída num importante leilão da Sotheby's, em Londres, leiloeiras onde a sua obra será destacada em outubro e novembro de 2023, respetivamente.
Durante a Semana de Arte de Lisboa, em maio de 2023, Reinata Sadimba e Teresa Roza d'Oliveira estiveram em destaque na Secção África em Foco da ARCO Lisboa, onde a Perve Galeria participou a convite da curadora da Secção, Paula Nascimento. Para além disso, ambas as artistas foram incluídas na inauguração da exposição "Artistry: a Tríade da Arte Africana", na Perve Galeria.
A participação da Perve Galeria na 1-54 London 2023 prossegue este caminho de reconhecimento das práticas artísticas verdadeiramente importantes desenvolvidas por dois mestres do território lusófono.
ENG|
1-54 London 2023
Dates: October 13th to 15th
Schedule: 12th to 14th - 11am to 7pm
15th - 11am to 6pm
Location: Somerset House - Strand, London WC2R 1LA, UK
Perve Galeria's Stand: E18
Represented artists:
Reinata Sadimba (1945, Mozambique) and Teresa Roza d'Oliveira (1945, Mozambique - 2019, Portugal)
At 1-54 London 2023, Perve Galeria presents an exhibition that establishes a dialogue between the Mozambican masters Reinata Sadimba (b. 1975) and Teresa Roza d'Oliveira (1945 - 2019), showing artworks that have rarely or never been shown to the public. This is a unique opportunity to discover the different modes of expression of these two women, who both share an interest in the fight for the affirmation of women's voices in the visual arts.
As someone with inexhaustible creativity, Reinata Sadimba, a self-taught, illiterate artist from the ancestral Makonde community, is best known for her anthropomorphic figures in terracotta. From early on, Reinata became an active voice in the defence of her people, taking part in the armed struggle and liberation movement against the Portuguese dictatorial and colonial regime. After the independence of Mozambique in 1975, having lost six of her seven children, and emancipated from her husband and ethnic group, she dedicated herself to figurative sculpture.
Due to Reinata's long and prolific career, we highlight the inclusion of her artwork in the exhibition "The Power of My Hands: Afrique(s) Artistes Femmes" (2021), at the Musée d'Art Moderne de Paris and she is also featured in the book "African Artists: From 1882 to Now", edited by Phaidon, with an artwork belonging to the Lusophonies Collection - owned by Perve Galeria. Three of her pieces have recently been incorporated in the Tate Museum collection in London, acquired from the Robert Loder Collection, one of the most important critics and collectors of African art and creator of the Triangle Network.
Between January and March 2023, Reinata Sadimba was in artistic residency at Perve Galeria, which culminated in the opening of "Hands of Sculpture & a Visionary on the Island of Mozambique", a retrospective and anthological exhibition at Freedom House - Mário Cesarint and Perve Galeria, that established a dialogue between Reinata and Teresa Roza d'Oliveira's artworks.
At 1-54 London 2023, Perve Galeria presents the 3rd instalment of Reinata Sadimba's installation series "The Healing Touch", curated by Carlos Cabral Nunes. With artworks created gradually over time by the artist, this series is conceptually based on the healing process of reality's addictions and deformations through the touch of art. It is constituted as an altar to the purifying and transformational power of the artistic process - more specifically the power of ritual that inhabits Sadimba's touch, coming from the ancestral Makonde culture.
Exploring an intimate sense of freedom established against patriarchal and homophobic restraints, Teresa Roza d'Oliveira is best known for the unexpected combination of colours and forms that make up a pictorial world inhabited by strange characters and anthropomorphic animals. As a white, Luso-descendant artist, she was an important activist for the independence of Mozambique and the end of the Portuguese dictatorship. Despite the importance of her artwork, a lot of it has been historically erased largely due to Teresa's divorce from her husband and father of her two children in the late 1970s to live in a homosexual relationship, which later she transformed into marriage.
Teresa Roza d'Oliveira's artistic estate was integrated in Perve Galeria's collection in 2022. In that same year, her artwork, alongside Reinata Sadimba's, was showcased at the VIP Lounge of the international art fair AKAA - Also Known as Africa, in Paris. In November 2022 and March 2023, Teresa was represented in the auctions dedicated to modern and contemporary African art promoted by Piasa, in the French capital, and Sotheby's, in London, respectively. These two auction houses will once again feature the artist in October and November 2023.
During Lisbon's Art Week in May 2023, Reinata Sadimba and Teresa Roza d'Oliveira were highlighted at the Africa in Focus Section of ARCO Lisboa, where Perve Galeria participated following an invitation by the Section's curator, Paula Nascimento. Additionally, both artists were included in the opening of the exhibition "Artistry: a Triad of African Art", at Perve Galeria.
Perve Galeria's participation at 1-54 London 2023 continues this path of recognition of the truly important artistic practices developed by two masters from the Lusophone territory.